Partilhou? X
Empresas, produtos, serviços, ideias e oportunidades! GRATUITO!

A Importância do Dicionário

Os primeiros dicionários do mundo apareceram por necessidade e evoluíram para algo muito mais importante, para uma espécie de mapa de cada sociedade .

 Quando os antigos sumérios, mais de dois mil anos antes de Cristo sentiram a necessidade de criar os primeiros dicionários bilingues para poder comunicar com os seus vizinhos e com os povos com quem tinham relações comercias, não imaginaram com certeza que estavam a lançar as fundações para uma das disciplinas mais importantes da humanidade: a lexicografia.

Provavelmente muitos de nós teriam ironicamente que consultar um dicionário para descobrir o significado de lexicografia. Isto porque apesar da sua utilidade e importância, os dicionários são apenas vistos como algo usado apenas na educação ou para consultas rápidas. Para esclarecer dúvidas sobre a nossa língua ou para aprender línguas estrangeiras e comunicar com um mundo cada vez mais global. E fosse o dicionário apenas isso que já seria o suficiente para atestar a sua importância no desenvolvimento e nas relações humanas.

Se analisarmos bem a sua história e a sua função, um dicionário é bem mais do que apenas um utensílio prático usado esporadicamente. O que seria da literatura clássica sem a presença de todas as palavras que evoluíram ao longo dos séculos? Seria sem dúvida bem mais vulgar, menos rica foneticamente e não carregaria consigo qualquer história. Analisar a evolução do dicionário é analisar a evolução da própria sociedade e das transformações que esta sofreu.

Mas a verdadeira beleza de um dicionário é o facto de a sua importância não poder ser construída artificialmente, mas ser em vez disso o resultado das necessidades humanas. A nossa necessidade de compreender o que outros escreveram e a necessidade de entender povos com outras línguas só pode ser satisfeita com este objecto intemporal, que gravará também para o futuro as palavras que hoje usamos.

Deixe um comentário